sexta-feira, 20 de março de 2015

DECK TECH: AUTISTA BAIANO



Em todo card game existem Combos. Há diversos tipos diferentes de combo, mas um deles se diferencia dos outros por distorcer completamente o funcionamento do jogo: o que era pra ser um duelo, passa a ser uma demonstração individual. Estou falando dos combos de turnos infinitos,famosos graças a Wagner Macedo e seus decks "Autistas". Inspirado neles, apresento a vocês o AUTISTA BAIANO



A ideia é bastante simples. Bolar uma combinação de cartas que te permitam utilizar a ação Despedaçar a Realidade sucessivas vezes, e assim jogar sozinho. Existe um jeito de conseguir isso desde que o jogo foi lançado, mas à medida em que novas expansões são lançadas, surgem com elas novas possibilidades, cada vez mais simples e mais interessantes.

Pensando sobre isso, acabei descobrindo uma maneira até então inédita de atingir esse objetivo. Resolvi aplicar uma análise simples aos problemas que dificultam a execução do combo. Os problemas em questãosão:
- Como capacitar o personagem para que possa utilizar novamente o despedaçar a realidade?
- Como anexar novamente o despedaçar a realidade num personagem?

As respostas para essas perguntas são bastante simples: coloque o personagem em cena novamente, e capacite-o. O que torna a minha versão diferente é o fato de isso ser feito apenas com 1 personagem: Fênix Negra.

Sem mais delongas, a estrutura do turno infinito é a seguinte:

-Inicie o turno com um cenário "revisitar o passado" em cena. Tenha uma Fênix negra em cena, e uma nos  recursos. Tenha um Nova e um Mystério em cena. Tenha um "despedaçar a realidade" nos recursos.

-Durante sua fase de compra, coloque o cenário "revisitar o passado" em seus recursos, e devolva a Fênix  Negra dos recursos para sua mão.

-Durante sua fase de preparação:
-Busque um novo cenário "revisitar o passado" com Mystério e coloque em cena.
-Evolua a Fênix Negra com a outra Fênix Negra que está em sua mão (sim, a regra permite              isso), e na evolução carregue um despedaçar a realidade nela.
-Capacite gratuitamente a Fênix Negra.

-Durante a fase de ajuste, descarregue 2/3 cards da Fênix Negra, sendo um deles a Fênix Negra antiga que  já estava em cena.

-Durante a fase de combate:
-use o Poder Nova na Fênix Negra. Coloque o "revisitar o passado" que está nos recursos no              fundo do deck, como requisito da energia cósmica
-use "despedaçar a realidade" com a Fênix Negra.
Você começará seu próximo turno exatamente nas mesmas circunstâncias, então é só repetir.

Se você tinha apenas a curiosidade de conhecer a combinação de cartas, pode parar por aqui. Mas se você quer aprender como isso se encaixa num deck muito forte, continue lendo.

Depois que eu reuni as cartas e montei a estrutura do combo, tive que responder duas perguntas:
- E agora, como ganhar o jogo?
- Quais as chances de isso realmente acontecer?

Responder a primeira foi fácil. Se prestarmos atenção, veremos que para o combo rodar gastamos apenas a capacitação gratuita na fênix negra. Isso significa que temos uma carta a mais na mão todo turno. Ora, se tivermos no deck algum personagem com telecinesia, e um único poltergeist, temos nossa vitória garantida. Caso o poltergeist ou o personagem com telecinesia estejam muito no fundo, temos outros personagens com energia cósmica para impedir nosso deck de acabar.

Agora a parte difícil: quais as chances de eu ter esses três personagens em cena, com esse cenário em cena, e essas cartas no recurso? Muito Alta!

O pensamento que me ocorreu foi o seguinte: Ok, tenho o meu turno que vai se repetir para sempre. Vou chamá-lo de Turno X. Mas o que eu tenho que fazer no turno anterior, no turno X-1, para que ele aconteça como eu preciso?

a resposta é bastante simples:
-para iniciar o turno X com revisitar o passado em cena, eu preciso colocar o revistaropassado no turno X-1.
-para iniciar o turno X com Fênix Negra em cena, eu preciso evoluir ela no turno X-1
-para iniciar o turno X com Fênix Negra nos recursos, eu preciso tirar ela na fase de ajuste do turno X-1
 e a melhor parte:
-para começar o turno X com Despedaçar a Realidade nos recursos, eu preciso utilizar ele no turno X-1!!!!

Ou seja, eu passo do turno X-1 para o turno X sem dar a oportunidade do meu oponente jogar! Isso significa que o meu combo não começa no turno X, e sim no X-1!

Vamos então pensar em como eu preciso jogar o turno X-1 para chegar no turno X:
-Inicie o turno com uma Fênix Negra, um Mystério e um Nova em cena. Tenha nos recursos um despedaçar a realidade. Tenha na mão uma Fênix Negra.
-Durante a fase de preparação:
-Pegue no deck um Revisitar o passado com Mystério
-Evolua a Fênix Negra em cena com a Fênix Negra da mão, carregando o despedaçar a realidade.
-Capacite gratuitamente a Fênix Negra.
-Durante a fase de combate:
-use "despedaçar a realidade" com a Fênix negra.
-você pode usar o Nova para colocar alguma carta na base do deck.

O que vem a seguir vocês ja devem imaginar. Se eu começo o turno X-1 com um despedaçar a realidade nos recursos, será que eu poderia ter utilizado ele no turno X-2??
Claro que sim!

Vamos então analisar o que eu preciso no turno X-2:
-Inicie o turno com mysterio, nova, e a  Fênix (sem ser a negra) na mesa e despedaçar a realidade nos  recursos.
-durante a fase de preparação:
-Pegue no deck um Convocar reforços com Mystério
-Convoque reforços para 2 Fênix Negra.
-Evolua a Fênix para Fênix Negra carregando o despedaçar a realidade. Mantenha a outra Fênix            Negra na mão, como necessário para começar o turno X-1
-Capacite gratuitamente a Fênix Negra.
-Durante a fase de combate:
-use "despedaçar a realidade" com a Fênix negra.
-você pode usar o Nova para colocar alguma carta na base do deck.

Mais uma vez, o turno começou com um despedaçar a realidade nos recursos. Será que... SIM!

X-3:
-Inicie o turno com uma Fênix carregando um despedaçar a realidade, um Nova e um Mysterio em cena.
-Durante a fase de preparação:
-Com o Mystério, pegue no deck um cenário que impeça o oponente de antecipar para atrapalhar            seu combo. Explosão certeira e Movimento Imprevisível são meus favoritos.
-Capacite gratuitamente a Fênix
-Durante a fase de combate:
-use "despedaçar a realidade" com a Fênix.
-você pode usar o Nova para colocar alguma carta na base do deck.

Quase pronto. Antes desse turno seu oponente vai ter a oportunidade de jogar. A questão é: o turno X-3 pode ser seu segundo turno de jogo!
Se você inicar o jogo com um Mysterio e um despedaçar a realidade na mão, você pode descartar tudo e buscar convocar reforços para colocar o Nova e a Fênix em cena.
Se não tiver despedaçar, Exploração aérea na antecipação funciona também.
Se não tiver Mystério, Nova ou Fênix acompanhados de convocar reforços também funcionam.
Se não tiver Nova, qualquer personagem com poder cósmico carregando absorver conhecimento funciona.

Fazendo isso, você obriga seu oponente a dar algum jeito de interromper o combo no turno 1 dele, ou na antecipação no seu turno. Caso não faça, GG.


Faltou alguma carta? Capitão Mar-Vell com investigação silenciosa pode ir 4 cartas mais fundo pra você.
Não deu pra combar? Rajada de táquions, colecionador, capitão Mar-vell, força Fênix e companhia vão ganhar o jogo do jeito tradicional.

Espero que todos tenham gostado. Eu sei que ficou longo, mas não consegui fazer mais resumido. Abraço a todos.

http://www.mtcgdatabase.com.br/?task=Deck&action=deckPage&deck=70

6 comentários:

  1. porra! eu passo 4h criando um diagrama de como fz o combo rodar, mais nao sei quanto tempo criando o deck, pra chegar aqui e ter UM comentario! comentario esse de DUAS palavras! suas viboras! kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Tenho orgulho desse menino, um excelente deck muito bem estruturado e planejado. Parabéns Jonis você é o cara!

    ResponderExcluir
  3. Grande Jonis!! Guerreiro o combeiro rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Joguei contra e apesar de perder por apenas um ponto (14 a 14), pudemos analisar os pontos fracos e como aperfeiçoar sem perder a efetividade do deck.

    Ainda n vi esse BLOG sortiando caixa de boosters ! Vlw Flws

    ResponderExcluir
  5. Johnny Boy é um orgulho pra toda equipe =D

    ResponderExcluir